AF Rodrigues

Adriano Ferreira Rodrigues, nascido e criado no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, cruzou a Avenida Brasil apenas para nascer no Hospital Geral de Bonsucesso. Sua mãe é mineira, e seu pai, pernambucano. Além de Adriano, o casal possui mais quatro filhos, duas meninas e dois meninos.

Adriano começou na fotografia em 1999, quando realizou um curso com a duração de um ano no Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm). A ONG tinha relações com a Petrobras, o que lhe rendeu alguns contratos para cobrir eventos no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Depois, passou um período na Infraero, retratando o dia a dia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão).

Após essa primeira experiência, Adriano se afastou um pouco da fotografia para cursar Ciências Agrícolas na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Porém, no final da faculdade, o gosto pela fotografia veio à tona, o que culminou na troca de uma pós-graduação pela oportunidade de se aprofundar no universo das imagens. Assim, em 2005, Adriano se inscreveu na Escola Popular de Comunicação Crítica (Espocc) e, em 2006, na Escola de Fotógrafos Populares, ambos programas do Observatório de Favelas. Logo depois, começou a trabalhar na Agência Imagens do Povo.

Desde 2007, trabalha como fotógrafo na Prefeitura do Rio de Janeiro e integra o Coletivo Multimídia Favela em Foco, grupo criado por fotógrafos da Maré que visa produzir uma documentação multimídia, sobretudo por meio da fotografia, das favelas do Rio de Janeiro.

Seus trabalhos autorais incluem temas do cotidiano das favelas, como a documentação do uso das lajes das construções como espaço de lazer e convivência, e manifestações populares, como a festa em homenagem à Iemanjá, em Sepetiba, zona oeste do Rio, que ele acompanha há 3 anos.

Adriano participou das exposições feitas pela Agência do Observatório de Favelas: Olhar Cúmplice: Fotografias do Parapan (Rio de Janeiro, 2007 a 2009) e Imagens do Povo: Esporte na Favela (Rio de Janeiro e Brasília, 2007 a 2010). Entre outras exposições que participou estão Rio de Cenas e Passagens (UFRJ/IFCS, Rio de Janeiro, 2011) e Prazer, Sou do Povo (FotoRio 2011) .

Flickr:
http://www.flickr.com/photos/af_rodrigues/


Facebook:
http://www.facebook.com/A.F.Rodriguess?sk=wall